Irmãs na Missão em Oriximiná – Pará

Irmãs na Missão em Oriximiná – Pará

 

missionariasDeus abundou em sua misericórdia para conosco neste mês que acabamos de encerrar. As experiências de comunhão eclesial na Igreja Oriximinaense manifestam o dinamismo do Espírito Santo que continua impulsionando a caminhada dos discípulos missionários de Jesus mantendo viva a memória da Sua Palavra e do Seu Corpo e Sangue.

Iniciamos o mês no dia 02 e 03, com as 24 horas de adoração a Jesus a nível paroquial, ajudando várias equipes na preparação da sua hora. O encerramento foi com a consagração de novos ministros da Palavra e da Eucaristia.

Assessoramos encontros de formação litúrgica no Polo D abrangendo três comunidades durante duas noites. A participação foi muito, muito boa. Tivemos também a semana Bíblica todas as noites para as lideranças do nosso Polo A. Também a participação foi muito satisfatória. Tivemos até Diploma!

Celebramos o aniversário do nosso Pároco por quase uma semana!

Ir. Luzia se dedicou intensamente à preparação da Festa da Padroeira N.S.das Graças, inclusive com um retiro para as lideranças.

No dia 17 o encontro mensal com os Coroinhas: 62 coroinhas presentes. Imaginem eu no meio dessa turma maravilhosa e cheia de vida!

Nos dias 21-22 estive em três comunidades do interior, celebrando a Palavra numa escola durante o dia. À noite, numa outra comunidade realizei 22 Batizados e no outro dia, em outra comunidade mais 7 batizados. Uma experiência marcante, linda! A dificuldade maior é sempre o banho…. não sei se dá pra imaginar. Desta vez os mucuins me pegaram de novo, e não digo como é que ainda estou…

Em vista da Crisma a ser realizada no dia 8 de maio preparamos uma equipe para fazer um grande encontro de jovens, inclusive com os crismandos. Passamos em algumas escolas, o que foi muito positivo; organizamos cinco equipes de oficinas com temas direcionados e cada equipe ficou de preparar o seu ambiente. Foi muito trabalhado, mas muito bom. O encontro se deu no sábado, dia 23 e foi simplesmente LINDO! No salão da nossa paróquia éramos quase 300 jovens, fora as equipes de trabalho. Foi um dia muito intenso começamos às 8 da manhã e terminamos o encontro às 17h00 com a missa, seguida depois das confissões para os crismandos, até às 22h30. As oficinas foram muito boas.

As comunidades do nosso Polo receberam novo vigor com a nossa presença constante e graças a Deus caminham com maior entusiasmo e esperança.

Continuamos nossa presença junto aos índios, que já nos olham com familiaridade e apreço. As visitas no Hospital Municipal também tem sido um lugar de semeadura da Palavra e ocasião de verdadeira regeneração amorosa da humanidade sofrida do nosso povo.

Outro dia visitei a cadeia… não preciso falar em que situação se encontram os que estão atrás das grades. Enfim, nossa comunidade é empenhada a todo vapor e o combustível encontramos na fidelidade à nossa oração pessoal, aos nosso empenhos comunitários, à nossa partilha fraterna.

Nossa casa continua sendo ponto de encontro, de apoio, de formação, de visitas: sinal de Deus!
O povo conosco continua tão, tão generoso! Constatamos a cada dia que Deus não se deixa vencer em generosidade!

Rezem pela Érica, uma jovem catequista de 20 anos que pediu para ser acompanhada no discernimento vocacional. Outro sinal de Deus!

Ontem acolhemos candidatas do DEVOC Mirim, passaram o dia todo conosco. Foi muito bom. A propósito, gostaria de dizer-lhes que estamos preparando o terreno para uma florada não muito distante de nós. Por isso rezem, disponham-se a vir continuar o trabalho: QUEM É QUE VEM NESSA BARCA DE JESUS?

Durante esta semana estarei particularmente envolvida na preparação dos crismandos através de momentos de espiritualidade e vigílias para a recepção da Crisma nos próximos dias 7 e 8.

Ir.Cida, Ir. Marivone e Ir.Luzia