Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em Canitar

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em Canitar

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em Canitar

Passaram-se os dias tão rapidamente desde a  solene Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em Canitar, porém a emoção, a alegria, a paz que ela nos trouxe permanecem em nossos corações.

Canitar, a menor de todas as cidades da Diocese de Ourinhos, se tornou grande, agraciada por tamanho dom feito a nós, naqueles inesquecíveis dias, 28 e 29 de julho!

Desde a proposta feita pelo Reitor do Santuário Nacional, Padre Darci José Nicioli, a Irmã Juliana Josefa da Silva, da possibilidade de ele mesmo trazer a imagem a Canitar, começou a preparação e espera jubilosa por este momento tão especial para toda a comunidade.

A proposta foi partilhada com a Irmã Maria Aparecida da Silva, coordenadora paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que acolheu com muita alegria e prontidão!

Em seguida fomos até ao nosso Bispo Dom Salvador Paruzzo, que juntamente com o nosso pároco Frei Calógero acolheram igualmente com alegria a Visita da Mãe de Deus entre nós.

A partir daí começamos a preparação, que foi bastante exigente, empenhativa, cheia de detalhes…

Diversas reuniões foram necessárias para que tudo corresse bem, em harmonia, e para que, sobretudo fosse um grande momento de evangelização, esta era a proposta dos redentoristas e nossa Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas, fazer com que esta Visita não ficasse apenas na beleza e grandeza que tal evento traria para a nossa cidade, alimentando, sobretudo a piedade popular, mas queríamos que fosse uma forte ocasião de encontro pessoal com Jesus Cristo, pois esta é a missão principal de Maria:- levar-nos ao Seu Filho Jesus, “FAÇAM TUDO O QUE ELE VOS DISSER”. (cf. Jo 5,2)

E assim realizamos:- Novena pelo rádio, Tríduo com Missas, investimos em formação das diversas equipes, reunimo-nos com o CPP, equipe administrativa, lideranças religiosas e civis, especialmente com as equipes  de canto e liturgia.

O contato constante com os redentoristas, especialmente com o Irmão Viveiros, nos auxiliou muitíssimo para que com segurança preparássemos bem a comunidade para este momento.

E finalmente o grande dia chegou:- dia 28 de julho por volta das 19h15  a Imagenzinha de Nossa Senhora Aparecida, acompanhada pelo Padre Carlos Artur e Irmão Viveiros, chegou em Canitar!

Quantos fogos, quanta festa, quanta gente esperava por ela, que chegou nas mãos dos missionários redentoristas para abençoar a nossa cidade, que tão carinhosamente se preparou para acolhê-la.

Eram faixas para todo lado, muita emoção e devoção no rosto e nos corações de todos…

Lágrimas e risos se misturavam, a comoção foi grande….

Foram dois dias bem cheios, a programação foi a seguinte:-

  • Chegada no trevo da cidade seguida de carreata havia muitos carros, dezenas deles tomaram as ruas da cidade; em seguida a Imagem foi acolhida solenemente na quadra da escola Alcínio Leite, aonde as autoridades civis e religiosas deram as boas vindas a Mãe de Deus, os missionários e a toda comunidade presente, logo após a este momento a Santa Missa.
  • Após a Missa, a Imagem foi levada em Procissão Luminosa para a Matriz, onde ficou para a veneração e oração dos fiéis.
  • No domingo o primeiro compromisso foi  com o Terço dos Homens, ás 08h00, este momento de oração foi conduzido pelo Irmão Viveiros, em seguida ás 10h00 a Santa Missa que foi sempre presidida pelo Padre Carlos Artur e concelebrada pelo Frei Calógero, que esteve sempre presente.
  • As 13h00, aconteceu o momento com as crianças e adolescentes da Catequese, que fizeram a Coroação de Nossa Senhora em seguida por volta das 14h00 os missionários se encontraram com os idosos e doentes de nossa comunidade, momento muito marcante e esperado por eles.
  • As 15h00, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi conduzida para a comunidade da Usina São Luis, que é dedicada a ela, e lá também ocorreu a Carreata seguida de um belo momento de Catequese Mariana.
  • E as 19h00 novamente na quadra da escola Alcínio Leite, aconteceu a Missa de Encerramento da Visita. E tivemos uma grande surpresa: a Visita encerrava, os missionários no dia seguinte retornariam para Aparecida, mas a Imagenzinha tão querida, linda de Aparecida ficou conosco, “É NOSSA!”, exclamou bem alto Irmã Cidinha, quando recebeu  a imagem em suas mãos .

Realmente ganhamos de presente a presença permanente da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que trouxe para nós, mas uma vez a certeza de que Deus faz bem todas as coisas e de que a sua Mãe nunca está longe de seus filhos, sobretudo os que mais necessitam de seus cuidados maternos.

Maria nunca se ausenta, aliás, sempre está presente na vida da Igreja, desde aos pés da Cruz, quando Jesus nos confiou a ela como filhos, nos garantindo sua presença materna.

Porém momentos como este aonde “apalpamos” o mistério de Deus, que quis, permitiu que sua Mãe se manifestasse a nós assim:- pequenina, negra, mulher, nos faz dizer “Obrigada Senhor por tanto amor”.

E foi o que nós canitarenses sentimos naquela noite quando recebíamos de presente a imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma gratidão imensa a Deus, a Maria por tanto amor e cuidado, e também aos Missionários Redentoristas pela delicadeza do gesto, pelo carinho e amizade que provaram ter por nós irmãs e por toda a comunidade de Canitar.

Só temos que agradecer, especialmente a todos/as que rezaram pelo bom êxito desta Visita, a todos vocês o nosso muito obrigada e que Nossa Senhora Aparecida continue cobrindo-os com o seu manto maternal e levando-nos todos a Jesus, Seu Amado Filho, AMÉM!

Deixe um comentário